Um erro comum. Quando aplicar GRAXA em um Cilindro Hidráulico?
Proteja seu cilindro hidráulico com graxa.
As hastes dos cilindros são um componente crítico em qualquer cilindro hidráulico. Quando as hastes não recebem manutenção de rotina ou se o seu cilindro hidráulico é usado apenas ocasionalmente, as hastes podem enferrujar ou corroer rapidamente, afetando diretamente a eficiência do seu cilindro e possivelmente resultando em uma falha no sistema hidráulico . Para evitar esse resultado, incorpore graxa hidráulica nas hastes para manter lubrificadas durante longo período sem uso do equipamento.
Como é o processo correto de lubrificação de um cilindro hidráulico?
Lubrificar um cilindro hidráulico não é uma tarefa de manutenção comum, pois os cilindros hidráulicos normalmente operam com fluido hidráulico em vez de graxa. Porém, se se trata de lubrificar a haste de um cilindro hidráulico, isso pode ser feito com um lubrificante adequado. Aqui estão as etapas gerais para lubrificar a haste de um cilindro hidráulico:
- Prepare a área de trabalho : Certifique-se de que o sistema hidráulico esteja desligado e que o cilindro hidráulico esteja em uma posição onde você possa acessar facilmente a haste.
- Limpe a haste : Use um pano limpo para limpar a haste e remover qualquer sujeira, detritos ou graxa velha. É importante começar com uma superfície limpa.
- Aplicar graxa : Use uma graxa de alta qualidade adequada para uso em equipamentos hidráulicos. Aplique uma camada fina e uniforme de graxa ao longo do comprimento da haste. Tenha cuidado para não lubrificar demais, pois o excesso de graxa pode atrair sujeira e causar problemas.
- Estender e retrair o cilindro : Após lubrificar a haste, estenda e retraia o cilindro hidráulico algumas vezes para ajudar a distribuir a graxa por todo o comprimento da haste.
- Inspecione quanto a vazamentos : Depois de lubrificar a haste e operar o cilindro, verifique se há sinais de vazamentos ou acúmulo excessivo de graxa. Se você notar algum problema, resolva-o imediatamente.
- Limpeza : Limpe qualquer excesso de graxa e certifique-se de que a área de trabalho esteja limpa antes de ligar novamente o sistema hidráulico.
É importante observar que a lubrificação da haste de um cilindro hidráulico não substitui a manutenção adequada de todo o sistema hidráulico. Inspeções regulares, verificações de fluidos e seguir as diretrizes do fabricante para manutenção são cruciais para garantir que o sistema hidráulico opere de forma eficaz e segura. Se você não tiver certeza sobre como lubrificar um cilindro hidráulico específico, é recomendável consultar as orientações do fabricante ou procurar auxílio de um técnico hidráulico profissional.
Uso de graxa na Montagem.
Vedações não trabalham com graxa.. Todo o sistema hidráulico e suas vedações internas precisam apenas de lubrificação com Óleo hidráulico, o uso de graxa para facilitar a montagem acaba agredindo as vedações, facilitando vazamentos. A graxa não se mistura 100% com o Óleo hidráulico, por conta de sua composição quimica, e transforma-se em um sistema de retenção de sujeiras e atritos que possam estar percorrendo no sistema hidráulico. Outro grande problema é a retenção de calor que a GRAXA consegue ter, difrerente do Óleo hidráulico, que tem a função de tirar o calor do circuito para fora, a graxa suporta a temperatura para dentro, e esta retenção queima as peças fabricadas em poliuretano, e borracha, diminuindo assim a vida útil das vedações.
Todos os manuais de fabricantes de vedações assim como das montadoras de máquinas, existe informação sobre o uso do prórpio óleo lubrificante do sistema para a montagem das peças, seguindo um protocolo em uma área adequada para não contaminação do sistema na troca das vedações.
O que é óleo lubrificante?
São produtos no seu estado líquido que servem para reduzir atritos entre as partes em movimento de uma máquina, calor e consequentemente o desgaste, através de um filme lubrificante.
Eles são compostos por mais de 80% de óleo que pode ser de base mineral (Derivado do petróleo), base Semi-Sintética e base 100% sintética. O restante da formulação do óleo lubrificante é composto por aditivos.
O que é graxa?
A graxa é um lubrificante sólido a semi-sólido que é produzido com um óleo base e aditivos extras para dar as propriedades necessárias
Como pode verificar, a diferença química entre ambos podem levar a reações adversas dentro do cilindro hidráulico, ocassionando danos em suas vedações e mangueiras.
Vantagens entre óleos lubrificantes e graxas?
Óleo Lubrificante:
⦁ Quando você precisa de transferência de calor do lubrificante para a parte externa do sistema;
⦁ Quando a máquina requer um suprimento central de óleo que pode lubrificar várias partes da máquina de uma só vez;
⦁ Para lubrificar máquinas que requerem lubrificação frequente e constante;
⦁ Para lubrificar componentes que se movem em altas velocidades;
⦁ Para lubrificar peças de máquinas de fácil acesso.
Graxa:
⦁ Para garantir que as máquinas/componentes que não estão em uso o tempo todo sejam lubrificados quando forem necessários;
⦁ Para lubrificar peças inacessíveis, bem como peças que são vedadas para toda a vida, como em caixas de engrenagens e outras peças móveis complexas;
⦁ Para lubrificar máquinas que se movem em baixa velocidade;
⦁ Para lubrificar peças de máquinas que requerem operação em condições extremas, como alta pressão, alta temperatura, sob alta carga etc.
Em resumo, o uso de graxa para montagem de vedações é um mito, não deve ser aplicado conforme norma os fabricantes, a montagem deve se limitar ao uso do próprio fluído hidráulico, mergulhando cada item antes da montagem. A graxa deve ser usada somente para lubrificação externa, em caso de pouco uso do equipamento, e nunca pode ser colocada em excesso, para não acumular sujeira e causar danos a haste do cilindro, com retenção de partículas que com o tempo danificam causando riscos e removendo a cromagem da haste.
O uso de graxa no cilindro hidráulico é determinado exclusivamente nos pontos de graxeiras, localizado nos próprios cilindros hidráulicos, e que se limita ao movimentos dos olhais e buchas.
Na figura abaixo, vemos no exemplo de uma escavadeiras, os pontos onde o uso de graxa é permitido, assim como o sistema manual e automatico.
Ponto de Graxeira
A aplicação nos pontos manuais de graxa no cilindro hidráulico para lubrificação dos rolamentos , pinos e buchas, ficam visíveis nos cilindros, como na figura acima da CATERPILLAR, nos pontos informados como 3 e 4, neste exemplo.
Fontes:
Manual de manutenção CATERPILLAR.
HALLITE Tecnologia vedações
SHELL lubrificantes.
TOP FLUIDS USA – maior vendedor de lubrificantes dos EUA.
TRELLEBORG Hydraulic Seals