História do caminhão Fora De Estrada
O que seria da sociedade moderna hoje sem o caminhão fora de estrada? Com um design que remonta à época das carruagens puxadas por cavalos, há muito que desempenha um papel vital no negócio da construção. Embora a história dos caminhões basculantes tenha começado antes do motor de combustão, as inovações modernas mantiveram os “caminhões basculantes” e os “caminhões fora de estrada” úteis e em demanda. Na verdade, existem cerca de 50 fabricantes em todo o mundo trabalhando para atender às necessidades da indústria.
História do caminhão basculante
O produtor de veículos britânico Thornycroft é responsável pela ideia de um carrinho que esvaziava seu próprio conteúdo. Foi no final de 1800 que a empresa começou a vender carrinhos que tombavam para trás quando eram soltos do engate. Quando os veículos motorizados entraram em cena, os operadores tiveram que acionar manualmente uma corda e uma polia para descarregar as cargas dos primeiros caminhões basculantes reais. Em 1910, os fabricantes norte-americanos intervieram para ajudar a história dos caminhões basculantes, motorizando o processo de despejo.
A Primeira Guerra Mundial desempenhou um papel fundamental na história dos caminhões basculantes, criando uma enorme demanda por caminhões grandes que pudessem transportar cargas pesadas e despejá-las com facilidade. Foi nessa época que a hidráulica foi utilizada pela primeira vez nos caminhões, facilitando ainda mais a descarga. Após a guerra, as empresas de caminhões basculantes continuaram crescendo. Eles não viam limites para a forma como os caminhões poderiam ser usados, especialmente se houvesse uma variedade de tamanhos disponíveis. As empresas começaram a fabricar algumas carrocerias menores. Eles também fabricaram algumas carrocerias expressas que poderiam ser usadas em chassis padrão para serviços pesados ou até mesmo instaladas em chassis Modelo T convertidos. Tudo o que eles precisavam era de um sistema de transmissão e suspensão resistentes. Além disso, os grandes reboques que eram úteis para os militares estavam a revelar-se igualmente úteis para as empresas mineiras e de construção de estradas.
Melhorias no design
A variedade de tamanhos não foi a única coisa que mudou o curso da história dos caminhões basculantes após a guerra. Na década de 1920, os guinchos e as comportas elevatórias também passaram a ser hidráulicos. Nas décadas seguintes, os caminhões basculantes evoluíram ainda mais. Os caminhões fora de estrada têm um eixo de suporte que pode ser levantado, permitindo-lhes transportar uma carga útil “super” maior do que os padrões normais. Além disso, os caminhões basculantes de transferência são capazes de puxar um reboque basculante adicional que possui seu próprio motor.
Além disso, a alteração do recurso de despejo traseiro em alguns caminhões os tornou mais úteis em condições especiais. Por exemplo, alguns reboques basculantes possuem um recurso de despejo inferior que esvazia a carga através de uma comporta de despejo sob o reboque. Os caminhões basculantes laterais despejam seu conteúdo no lado direito ou esquerdo do trailer. Os caminhões basculantes despejam a caçamba fora da estrutura do veículo, em vez da carga que ele contém. Além do mais, adicionar lâminas de arado a alguns caminhões basculantes e encher as caçambas com agentes de derretimento de gelo os torna úteis no inverno. Esses veículos especializados limpam a neve e espalham cloreto de cálcio em estradas congeladas no inverno.
Hoje, os caminhões de mineração, ou mais popularmente conhecidos como FORA DE ESTRADA, estão em diversas mineradoras do globo, e são fabricadas por grandes fabricantes de máquinas pesadas.
Entre os maiores fabricantes, temos a CATERPILLAR, VOLVO, LIEBHEER, KOMATSU, XCMG, entre outras